Mundo

Avião movido a energia solar decola da Índia em direção a Mianmar

O Solar Impulse 2, que partiu de Abu Dhabi em 9 de março, deve percorrer 35.000 km no total e sobrevoar dois oceanos alimentado apenas com energia solar

Agência France-Presse
postado em 19/03/2015 08:16
Varanasi, Índia - O avião Solar Impulse 2 decolou nesta quinta-feira (19/3) da cidade sagrada indiana de Varanasi (Benares) rumo a Mianmar, na quarta etapa de uma volta ao mundo histórica sem combustível. A aeronave, que funciona apenas com energia solar, iniciou às 5H22 (20H52 de Brasília) um voo previsto de 20 horas até Mandalay, a segunda maior cidade de Mianmar. O avião chegou na quarta-feira (18/3) a Varanasi, procedente de Ahmedabad, em Gujarat.

[SAIBAMAIS]O suíço Bertrand Piccard assumiu o comando do avião no lugar do compatriota André Borschberg e pilotava o SI2 nesta quinta-feira. "Início da missão, agora é momento de ficar concentrado no voo", escreveu Piccard no Twitter, com direito a uma foto do rio Ganges, que atravessa Varanasi, cidade sagrada para os hindus. A etapa precedente do Solar Impulse 2 em Ahmedabad foi perturbada por atrasos administrativos.

Piccard explicou à imprensa que a decolagem da aeronave a partir de Ahmedabad foi atrasada em cinco dias por falta das autorizações administrativas pertinentes por parte do primeiro-ministro Narendra Modi. Um funcionário do aeroporto de Ahmedabad explicou que o piloto esqueceu de carimbar o passaporte ao pousar na Índia.


O SI2, que partiu de Abu Dhabi em 9 de março, deve percorrer 35.000 km no total e sobrevoar dois oceanos alimentado apenas com energia solar. A missão deve durar cinco meses, com 25 dias de voo efetivo, antes de retornar a Abu Dhabi no fim de julho ou início de agosto.

Prevista para 12 etapas, a volta ao mundo é a conclusão de 12 anos de pesquisas de André Borschberg e Bertrand Piccard que, além da façanha científica, desejam transmitir uma mensagem política.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação