Mundo

Israelenses consideram promotor argentino Alberto Nisman um mártir

"Há muita gente valiosa que busca a verdade, como fez Nisman, e que está disposta a pagar o preço que for pela verdade", diz ministro da Agricultura de Israel

Agência France-Presse
postado em 19/03/2015 12:06
Buenos Aires, Argentina - O promotor argentino Alberto Nisman, encontrado morto depois de investigar por uma década o atentado antissemita de 1994 em Buenos Aires, foi descrito como um herói por um funcionário de alto escalão de Israel, após um ministro argentino chamá-lo de "sem vergonha".

"Temos muita admiração por Nisman. Há muita gente valiosa que busca a verdade, como fez Nisman, e que está disposta a pagar o preço que for pela verdade, até mesmo com sua vida", disse ao jornal La Nación o ministro da Agricultura de Israel, Yair Shamir.

Shamir é o enviado do governo de Benjamin Netanyahu para o ato que nesta quinta-feira lembrará as vítimas do atentado contra a embaixada de Israel em Buenos Aires em 1992 com um saldo de 29 mortos e 200 feridos, ocorrido dois anos antes de outro atentado contra a mutual judaico-argentina AMIA, que deixou 85 mortos e 300 feridos.

Este último era investigado por Nisman, encontrado morto com um tiro na cabeça em sua casa no dia 18 e janeiro, quatro dias depois de acusar Kirchner e seu chanceler, Héctor Timerman, de acobertar iranianos pelo ataque.

"Era um sem vergonha como poucos que foram vistos neste país", havia declarado o chefe de gabinete de Kirchner, Alberto Fernández, após a divulgação de uma denúncia que o acusa de desvio de fundos públicos.



Por outro lado, a presidente Kirchner não quis participar nesta quinta-feira (19/3) do ato ao lembrar que o aniversário do atentado contra a embaixada foi completado na terça-feira (17/3), quando a presidente se reuniu com sobreviventes e familiares das vítimas. "Na verdade, para mim havia apenas uma homenagem: no dia 17 de março e junto a eles, as vítimas e os familiares" do atentado, declarou através de suas contas no Twitter e Facebook.

A legação diplomática adiou para esta quinta-feira a cerimônia oficial, já que na terça-feira ( foram realizadas eleições em Israel, das quais o atual primeiro-ministro Netanyahu saiu vencedor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação