Mundo

EUA decidem que mais um ienemita pode ser transferido de Guantánamo

Os outros dois conterrâneos do prisioneiro estão na ilha há mais de 13 anos. O presidente Obama afirma que já deveria ter fechado a prisão

Agência France-Presse
postado em 19/03/2015 14:49
Mais um detento iemenita da prisão americana de Guantanámo (Cuba) poderá ser transferido a qualquer momento desde que um país aceite recebê-lo. Com isso, já são 56 entre um total 122 presos enquadrados na mesma situação.

Para o presidente Barack Obama, que afirmou na quarta-feira (18/3) que devia ter fechado Guatánamo no primeiro dia depois de sua chegada à Casa Branca, os iemenitas (a maioria dos detentos) representam uma dor de cabeça diante da situação de instabilidade no Iêmen.

O ienemita Saeed Sarem Jarabh, de 36 anos, considerado durante um tempo guarda-costas do falecido líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, não representa mais uma ameaça para a segurança dos Estados Unidos", segundo ditou por unanimidade o comitê governamental de revisão de penas (PRB), ema uma decisão datada de 5 de março e publicada recentemente.

Leia mais notícias em Mundo

No entanto, os seis membros do PRB se negaram a incluir na mesma categoria o iemenita Khaled Qasim, de 38 anos, "por seu comportamento desobediente em prisão e seu estado de espírito que o torna suscetível de cair nas fileiras da Al-Qaeda", com a qual estava fortemente envolvido antes de sua captura.

Os dois iemenitas se encontram em Guatánamo há mais de 13 aos. Por isso, os Estados Unidos acham que é impossível repatriar esses detidos e se vê obrigado a encontrar um terceiro país que os receba. Recentemente, seis presos foram acolhidos pelo Uruguai e outros transferidos para Estônia e Omã, mas ainda restam 48.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação