Mundo

Autores de atentado na Tunísia treinaram na Líbia, diz governo

Secretário de Estado do país afirma que há campos de treinamento em várias regiões para formar extremistas

Agência France-Presse
postado em 20/03/2015 07:27
Tunes, Tunísia - Os dois autores do atentado no museu do Bardo em Túnis, que custou a vida de 21 pessoas, entre elas 20 turistas, treinaram o manejo de armas na Líbia, afirmou nesta sexta-feira (20/3) o secretário de Estado tunisiano encarregado de assuntos de segurança.

[SAIBAMAIS]Segundo ele, são "dois elementos extremistas salafistas takfiris. Saíram ilegalmente do país em dezembro para ir à Líbia, e se formaram no manejo de armas na Líbia" para depois retornar à Tunísia, declarou Rafik Chelly na noite de quinta-feira à rede de televisão privada AlHiwar Ettounsi. "Não temos os detalhes, mas há campos de treinamento para tunisianos (na Líbia) em Sabratha, Benghazi e Derna, razão pela qual (puderam se formar) em algum deles", acrescentou o funcionário.



Na quinta-feira, as autoridades tunisianas identificaram os dois criminosos como Yassine Abidi e Hatem Khachnaoui. Chelly declarou que Yassine Abidi havia sido detido antes de partir para a Líbia, sem fornecer mais detalhes.

Os dois homens eram elementos suspeitos, integrantes do que é conhecido como "células adormecidas, formadas por elementos presentes em cidades, e conhecidos", explicou o secretário de Estado. O ataque de quarta-feira no museu do Bardo foi reivindicado na quinta-feira pelo grupo jihadista Estado Islâmico, que controla muitos territórios na Síria e no Iraque e que ganhou influência na Líbia, onde fez de Derna (leste) seu reduto no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação