Mundo

Jornalistas britânicos são absolvidos em caso de compra de informações

Investigação começou em 2011, com escândalo de escutas telefônicas envolvendo políticos e celebridades

Agência France-Presse
postado em 20/03/2015 14:31
Quatro jornalistas do tabloide britânico The Sun foram absolvidos nesta sexta-feira (20/3) pelo pagamento ilícito a pessoas em troca de histórias, incluindo algumas sobre os príncipes William e Harry.

Trata-se do repórter John Kay, do editor da sessão da realeza Duncan Larcombe, do diretor Fergus Shanahan e do vice-diretor Geoff Webster.

Após o anúncio de absolvição, Larcombe condenou a investigação policial como uma "caça às bruxas". Kay, por sua vez, disse ser "um grande alívio que este sofrimento de três anos tenha terminado".

Leia mais notícias em Mundo

A investigação policial sobre a compra de informações começou após o escândalo das escutas telefônicas de 2011, no jornal News of the World, que expôs o funcionamento obscuro dos tabloides.

Mas, dos 24 jornalistas acusados por pagamentos ilegais, do The Sun e de outros jornais, apenas dois foram condenados, de acordo com um registro do The Guardian.

Os dois condenados eram jornalistas do News of the World, fechado por seu proprietário Rupert Murdoch após o agravamento das acusações contra os seus métodos, especialmente o grampo dos telefones dos protagonistas de seus artigos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação