Mundo

"Qualquer lugar pode ser casa", afirma campanha sobre moradores de rua

Projeto gera conscientização sobre a situação dos sem-teto em Nova York

postado em 20/03/2015 19:29

[VIDEO1]

Dez quartos e três banheiros por apenas U$ 10 por dia em um bairro fino de Nova York: parece um sonho, mas é só uma campanha social muito criativa. Com bastante luz natural, uma vista perfeita do parque, banheiros ao ar livre e ;colegas de quarto barulhentos;, o anúncio de aluguel retrata um dos vários locais ocupados pela população sem-teto da cidade.

Dois publicitários desenvolveram a iniciativa Homeless Airbnb para gerar conscientização sobre o aumento no número de moradores de rua em Nova York ; atualmente, 60 mil pessoas não têm moradia na metrópole. Jamie Shin e Vito Catalani criaram no site Airbnb, dedicado ao aluguel e reserva de cômodos ou casas para viajantes.

;Trouxemos à luz um problema endêmico em todo o mundo;, afirma Catalani em entrevista para o Correio. Ele e Shin tiveram a ideia quando ajudavam um amigo a achar uma acomodação. Ao perceberem a gravidade da situação dos sem-teto em Nova York, desenvolveram o projeto.

;Doe dinheiro. Doe roupas. Doe comida. Doe alguma coisa;, pede o vídeo de divulgação da campanha. O projeto visa incentivar contribuições para abrigos da cidade.

Leia mais notícias em Mundo

A questão dos moradores de rua incomoda também a cantora Miley Cyrus. Na última quarta, a polêmica artista postou no Instagram a carta que escreveu para o governador de Nova York Andrew Cuomo e outros dois políticos: no texto, Miley pede que eles aumentem o valor destinado para crianças sem teto no orçamento da cidade para US$ 4,75 milhões. A proposta foi criada pelo Senador Brad Hoylman e duas instituições sociais.

Segundo a artista, 1,6 milhão de crianças em todo os Estados Unidos vive nas ruas. ;Esses jovens não tem casa e não é culpa deles. Eles foram expulsos de casa ou fugiram de parentes abusivos;, afirma o texto de Miley. ;E com muita freqüência eles são jogados em situações perigosas só para achar um lugar pra dormir;.

No ano passado, Miley virou representante da organização Happy Hippie, que visa combater injustiças sociais e ajudar jovens sem lar nos EUA.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação