Mundo

Obama e Hollande querem acordo 'verificável' para programa nuclear iraniano

Em conversa por telefone, os líderes insistiram que o Irã deve adotar medidas "para resolver várias questões pendentes"

Agência France-Presse
postado em 20/03/2015 19:51
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seu homólogo francês, Francois Hollande, destacaram nesta sexta-feira (19/3) sua determinação para chegar a um acordo sobre um plano nuclear iraniano que satisfaça de maneira "plena" e "verificável" as preocupações da comunidade internacional.

Em uma conversa por telefone, os dois líderes insistiram em que o Irã deve adotar medidas "para resolver várias questões pendentes", disse a Casa Branca, sem dar mais detalhes.

Leia mais notícias em Mundo

Antes de anunciar a conversa com o presidente americano, Hollande destacou sua determinação de que a França obtenha um acordo "que permita uma plena confiança na renúncia, por parte do Irã, às armas nucleares".

"A posição francesa é simples: sim, o Irã pode ter acesso à energia nuclear civil, mas não pode ter acesso a armas nucleares", disse o presidente francês após uma reunião como a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.

O grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) está decidido a fechar um acordo "político" com o Irã até 31 de março. Este documento garantiria que o Irã não fabricará jamais uma arma atômica, em troca da suspensão das sanções internacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação