Mundo

Presidente afegão ressalta "interesses comuns" de seu país e EUA

Os Estados Unidos mantêm cerca de 10 mil efetivos no Afeganistão. Prevê-se a manutenção de somente 5.500 até o final do ano

Agência France-Presse
postado em 22/03/2015 19:09
Washington - O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, em visita oficial a Washington, ressaltou domingo os "interesses comuns" de Estados Unidos e Afeganistão na luta contra as ameaças extremistas.

"Há interesses comuns que agora podem ser expressos muito claramente entre os Estados Unidos e o Afeganistão, após anos de compromissos militares americanos no país", disse Ghani em uma entrevista à rede CNN.

Ghani também homenageou os mortos e feridos americanos no Afeganistão durante os anos de guerra, e aos "milhares de norte-americanos, homens e mulheres, que aprenderam a conhecer nossos vales, nossos desertos, nossas montanhas".

"O resultado é que os Estados Unidos estão seguros. Não houve ataque terrorista sobre o território dos Estados Unidos, sendo o Afeganistão a linha de frente", afirmou o presidente afegão.

Ghani disse ainda que as forças de segurança estão agora "na ofensiva". "Nossos inimigos apostariam em uma queda do poder, mas nos últimos seis meses, as forças de segurança afegãs mostraram realmente o seu valor. Hoje não estamos em uma posição defensiva. Tomamos a ofensiva", comentou.



Ghani e seu primeiro-ministro, Abdullah Abdullah ficarão quatro dias na visita oficial em Washington. Eles devem discutir com o governo americano a reconciliação com os talibãs, o futuro da ajuda financeira destinada ao Afeganistão a partir de 2017, assim como o calendário de retirada das tropas americanas.

Os Estados Unidos mantêm cerca de 10 mil efetivos no Afeganistão. Prevê-se a manutenção de somente 5.500 até o final do ano, mas é possível que a retirada seja mais do que o planejado, por causa do ao governo afegão durante a próxima temporada de combates.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação