postado em 23/03/2015 07:02
A polícia antiterrorismo da Indonésia deteve cinco homens que podem ter tentado ajudar um grupo, composto principalmente por mulheres e crianças, a entrar na Síria e juntar-se ao Estado Islâmico. As 11 crianças, quatro mulheres e um homem, detidos na cidade fronteiriça turca de Gaziantep, são o mais recente caso de indonésios que tentam juntar-se aos combates no Oriente Médio.Na Indonésia, país de maioria muçulmana, é cada vez maior o receio de uma crescente influência do Estado Islâmico, As autoridades estimam que centenas já se juntaram aos jihadistas.
Em uma série de ações em Jacarta e arredores, durante o fim de semana, a polícia antiterrorismo identificou cinco homens suspeitos de terem ajudado 16 pessoas, recentemente detidas, a juntar-se aos terroristas.
Os homens são acusados de "treinar, guiar e recrutar simpatizantes do Estado Islâmico para partir para o Iraque e a Síria, e de angariar e distribuir recursos para as atividades dos voluntários do Estado Islâmico na Indonésia", disse o porta-voz da polícia.