Mundo

Aeronave com 150 a bordo cai na França e Hollande descarta sobreviventes

O piloto do avião enviou um alerta de emergência às 10h47, de acordo com fontes oficiais

postado em 24/03/2015 08:09

[FOTO414894]
Um Airbus A320 da companhia aérea Germanwings, filial da Lufthansa, que transportava 150 pessoas entre Barcelona (Espanha) e Dusseldorf (Alemanha), caiu nesta terça-feira (24/3). A aeronave desapareceu dos radares por volta das 10h40 (horário local, 6h40, horário de Brasília). De acordo com o jornal francês Liberation, nenhum sinal de emergência foi emitido. Em entrevista, o presidente francês François Hollande disse que as autoridades não tinham esperanças de encontrar sobreviventes; o ministro dos Transportes, Alain Vidalies, confirmou mais tarde a informação. O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, anunciou que foi encontrada uma das caixas-pretas do Airbus A320.

[SAIBAMAIS] O presidente da Germanwings, Thomas Winkelmann, informou em coletiva de imprensa em Colônia (a quase 40 quilômetros do destino final do avião, Dusseldorf) que havia 67 alemães a bordo da aeronave.Dois helicópteros da polícia localizaram os destroços na região de Barcelonnette (Sudeste da França). Os A320 têm capacidade para transportar entre 150 e 180 pessoas. Entre os ocupantes do avião estão 144 passageiros e seis tripulantes (*).

[VIDEO1]



Nas redes sociais, a Germanwings lamentou o acidente com o voo 4U9525, confirmando o número de passageiros e tripulantes no momento da queda: ;Todos os funcionários da Germanwings e Lufthansa estão em profunda tristeza, em pensamentos e orações com as famílias e amigos dos passageiros e tripulantes;.

Segundo informações da direção-geral da Aviação Civil francesa, um sinal de emergência foi enviado 47 minutos após o início do voo. O Airbus era um dos mais antigos da frota. Ele foi entregue ao primeiro comprador em 1990.

Os destroços estão a 2,7 mil metros, em uma região montanhosa de difícil acesso, a 15 km da cidade de Barcelonnette. As equipes de resgate ainda não conseguiram chegar ao local da queda.

Memória
Há 15 anos não era registrado um acidente de avião na França, de acordo com a Aviação Civil. Em 25 de julho de 2000 um acidente com um Concorde que partiu do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, con destino a Nova York, nos Estados Unidos, matou 113 pessoas. A aeronave superveloz transportava 109 pessoas.

O piloto do avião enviou um alerta de emergência às 10h47, de acordo com fontes oficiaisA viagem teria duração de três horas e meio até o destino final. Durante a decolagem, um dos motores do Concorde pegou fogo, mas como não havia pista suficiente para abortar o procedimento, os pilotos optaram por levantar voo, mesmo com a asa esqueda em chamas.

O avião começou a perder força gradativamente até cair a 3,5 km do aeroporto de Le Bourget, sobre um hotel na localidade de Gonesse. O voo durou apenas 120 segundos. As caixas pretas ficaram destruídas. Cem passageiros, nove tripulantes e quatro pessoas que estavam em terra no local da queda morreram.

Investigações mostraram que a causa do acidente foi o fato do avião ter passado por cima de uma lâmina metálica na pista, que havia caído de outra aeronave, o que causou o estouro de um pneu e a perfuração de um depósito no corpo do Concorde, que acabou pegando fogo.
_________
(*) Informações preliminares contavam 148 pessoas a bordo do avião. O número foi corrigido às 9h59.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação