A cidade de Tataouine, na Tunísia, que serviu de inspiração para o planeta natal de Luke Skywalker, personagem de Star Wars, hoje é ponto de parada para milícias jihadistas e facções do Estado Islâmico. A cidade desértica tem paisagens famosas no mundo todo desde que foi usada nas filmagens da famosa série e até deu origem ao nome do planeta fictício, Tatooine. As informações são da CNN.
Por estar localizada perto da fronteira com a Líbia, a cidade de menos de 100 mil habitantes faz parte de rota migratória de militantes jihadistas. Neste mês, autoridades descobriram grandes esconderijos de armamentos, como lançadores de granadas e 20 mil cartuchos de munição.
Cenário do filme original, de 1977, e de outros dois episódios, A ameaça fantasma (1999) e Ataque dos clones (2002), Tataouine é um ponto turístico para os fãs das séries, que agora receberam recomendações para evitar o local. Autoridades avisaram de potenciais ataques ;indiscriminados;, alertando para o risco de terrorismo e sequestros.
A série Star Wars vai ganhar mais três filmes. O primeiro, intitulado O despertar da Força, tem estreia prevista para dezembro deste ano, mas as filmagens foram feitas na Irlanda, no Reino Unido e em Abu Dhabi.
A Tunísia já enfrenta problemas no setor turístico há um tempo e a crise deve piorar devido aos ataques que mataram 21 pessoas na capital Tunis, na última quarta-feira (18/3). No ano passado, a Secretaria Nacional de Turismo do país produziu, em conjunto com o grupo de fãs Star Wars Tunísia, um clipe da música Happy, sucesso de Pharrell Williams, com os personagens do filme.
[VIDEO1]