Agência France-Presse
postado em 25/03/2015 19:38
Washington - Os Estados Unidos lançaram nesta quarta-feira (25/3) ataques aéreos para apoiar as forças iraquianas na reconquista da cidade de Tikrit, ocupada pelo grupo Estado Islâmico (EI), atendendo a um pedido de Bagdá, informaram funcionários americanos."As operações estão em curso. As bombas estão caindo", disse o coronel Steven Warren, porta-voz do Pentágono. "O governo iraquiano pediu e nós aprovamos uma missão aérea para apoiar as operações em Tikrit".
Segundo os funcionários, outros países da coalizão internacional contra o EI participam dos ataques aéreos.
Leia mais notícias em Mundo
A coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos realiza ataques aéreos contra o EI no Iraque, mas não participava da ofensiva em Tikrit, deflagrada no dia 2 de março, devido ao papel-chave do Irã na operação.
O general iraniano Ghasem Suleimani e um dos comandantes no terreno na ofensiva a Tikrit.
O coronel Warren havia reconhecido na terça-feira que a ofensiva em Tikrit "marcava passo", apesar de o menor número de combatentes do EI, atribuindo a situação aos combates em zonas urbanas.
Ao lançar os ataques aéreos contra Tikrit, Washington realiza uma cooperação indireta com Teerã, apesar da desconfiança que prevalece entre os dois países, que participam de negociações sobre o programa nuclear do Irã.