Mundo

Premiê palestino pede unidade em Gaza e reforça ideia de reconciliação

Disputa começou em 2007 com a tomada de controle da região pelo grupo islâmico Hamas

Agência France-Presse
postado em 25/03/2015 19:51

Gaza - O primeiro-ministro palestino Rami Hamdallah pediu nesta quarta-feira (25/3), durante conturbada visita a Gaza, que as facções palestinas deixem de lado as diferenças.

Esta é a segunda visita de Hamdallah a Gaza desde que assumiu o cargo, em junho de 2014, à frente de um governo de unidade - resultado de um acordo de reconciliação entre os partidos rivais do Hamas e do Fatah, pouco eficaz na prática.

O acordo de reconciliação colocaria fim a anos de disputa, desencadeada pela tomada de controle Gaza pelo movimento islâmico Hamas, em 2007.

"Viemos aqui para reforçar a reconciliação nacional e reiniciar o diálogo com todas as facções palestinas", disse Hamdallah em coletiva de imprensa em Gaza, onde deveria se reunir com autoridades do Hamas.

Leia mais notícias em Mundo

Ele prometeu que a Autoridade Palestina, com base na Cisjordânia e dominada pelo partido Fatah, do presidente Mahmud Abbas, iria pagar os salários dos milhares de funcionários públicos recrutados pelo Hamas desde 2007.

Hamdallah, contudo, não foi bem recebido durante a visita. Na coletiva de imprensa, dezenas de manifestantes gritavam pedindo sua saída: "vá embora Hamdallah"

Os manifestantes empunhavam cartazes onde se lia: "Aqueles que cercam Gaza não são bem-vindos", um slogan que sugere que a Autoridade Palestina teve um papel-chave no bloqueio israelense ao enclave palestino.

A última visita de Hamdallah datava de outubro e teve como objetivo mostrar a unidade palestina a alguns dias de uma conferência de doadores internacionais no Cairo.

A devastadora guerra travada em julho e agosto de 2014 por Israel em Gaza e os conflitos em torno do pagamento de funcionários do Hamas bloquearam qualquer progresso na implementação do acordo de reconciliação de abril de 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação