[FOTO417167]
Doze pessoas ficaram feridas nesta quinta-feira quando um prédio desabou e um incêndio de grandes proporções foi registrado em uma segunda edificação, que também corre o risco de desabar, indicaram os bombeiros à AFP.
Pelo menos três pessoas em estado grave foram levadas para um hospital e mais de 250 bombeiros lutavam para controlar as chamas no prédio situado na Second Avenue, no bairro do East Village, informou um porta-voz dos bombeiros à AFP. Segundo a fonte, o incêndio foi registrado por volta das 15h locais.
Um edifício inteiro foi envolvido pelas chamas e aparentemente os dois andares mais baixos desabaram parcialmente, segundo imagens da TV e fotografias publicadas na imprensa.
Ainda não está claro quantas pessoas estariam dentro do prédio, nem quantas empresas ou apartamentos ele abrigava. O corpo de bombeiros descreveu o edifício afetado como um misto de prédio residencial e comercial.
De acordo com o jornal The New York Times, o porta-voz chefe do corpo de bombeiros Francis Gribbon afirmou que a explosão provavelmente foi causada por um vazamento de gás.
"Fiquei muito assustada", disse um jovem de 19 anos que mora a algumas quadras e escutava música em casa quando sentiu uma explosão.
Uma fumaça espessa e cinzenta cobriu o horizonte de Manhattan e um grande número de carros de bombeiros se deslocaram para a região com as sirenes ligadas, informou um repórter da AFP no local.
"Temos um incêndio intenso no local", informou o corpo de bombeiros.
O East Village é uma das regiões mais populares de Nova York, atrai um grande número de estudantes e profissionais abastados, e é repleta de butiques, restaurantes, boates e cafés.
Brooklyn
No último sábado (21/3), um incêndio matou sete crianças em uma residência do Brooklyn, bairro de Nova York. A mãe pulou a janela e pediu socorro, mas as criaças - de 5 a 15 anos - não foram resgatadas a tempo. O fogo começou durante a madrugada e, segundo os bombeiros, foi causado por uma chapa elétrica que não foi desligada.