Mundo

Exército nigeriano recupera cidade de Gwoza, reduto do Boko Haram

Cidade foi palco da proclamação, por parte do chefe do Boko Haram, de um califado nas zonas sob seu controle na Nigéria

Agência France-Presse
postado em 27/03/2015 10:39
Abuja, Nigéria - O exército da Nigéria recuperou nesta sexta-feira (27/3) o controle da cidade de Gwoza, no nordeste, onde se encontra o quartel-general do "califado" do grupo islamita Boko Haram, anunciou ministério da Defesa.



"O exército capturou Gwoza esta manha, destruindo o quartel-general do suposto califado dos terroristas", afirma uma mensagem no Twitter.

O anúncio acontece na véspera das eleições presidenciais e legislativas no país.

"#Gwoza: Vários terroristas morreram e muitos foram capturados. Limpeza completa em Gwoza e arredores em curso", indicou segundo o Twitter do ministério.

Gwoza é uma cidade simbólica para o Boko Haram, pois foi nela que seu chefe, Abubakar Shekau, proclamou, em junho de 2014, a criação de um califado nas zonas sob seu controle na Nigéria.

Nos últimos dias, habitantes que haviam fugido da cidade informaram à AFP que os islamitas estavam se concentrando em Gwoza para defendê-la e estavam matando muitos civis.

Na semana passada, o porta-voz do governo para questões de segurança, Mike Omeri, declarou que o exército se preparava para lançar o assalto final contra o Boko Haram.

A reconquista de Gwoza é um triunfo de grande valor simbólico para o exército e o presidente presidente Goodluck Jonathan, que quer ser reeleito.

Durante seu mandato, Goodluck Jonathan foi criticado por ser incapaz de sufocar a insurreição islamita.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação