Agência France-Presse
postado em 28/03/2015 15:05
Um terremoto de magnitude 6 foi sentido neste sábado na cidade de Calama, norte do Chile, sem causar danos segundo relatórios preliminares.O tremor ocorreu às 13h36 (de Brasília) e seu epicentro foi localizado a 43 quilômetros a nordeste da cidade de Calama, cerca de 1.600 quilômetros ao norte de Santiago, segundo o Centro Sismológico Nacional (CSN), da Universidade do Chile.
A área não é a mesma afetada nos últimos dias por um forte temporal que deixou até agora 10 mortos e 19 desaparecidos.
As chuvas afetaram principalmente a região do Atacama, cerca de 800 km ao norte de Santiago.
De acordo com um relatório do Departamento Nacional de Emergência (Onemi) sobre o terremoto, "preliminarmente, não foram relatados dados sobre indivíduos, alteração dos serviços básicos e infra-estrutura".
Além disso, foi informado que "as características do terremoto não reúnem as condições necessárias para gerar um tsunami na costa do Chile".
O Chile é um dos países mais sísmicos do mundo. Em 2010, um terremoto de magnitude 8,8 atingiu o sul do país, deixando mais de 500 mortos e danos extensos.
Em abril do ano passado um outro terremoto de magnitude 8,2 atingiu a cidade de Arica, no extremo norte do país, deixando seis mortos.