postado em 30/03/2015 05:30
Está perto de terminar a espera pelo lançamento da pré-candidatura da ex-primeira-dama e ex-secretária de Estado Hillary Clinton à eleição presidencial de 2016, na sucessão de Barack Obama. Depois de o senador republicano Ted Cruz ter dado a largada para a disputa, na semana passada, a expectativa é de que a mulher de Bill Clinton antecipe o próprio anúncio, previsto originalmente para julho. Fontes próximas à equipe acreditam que a favorita na disputa interna do Partido Democrata se apresente oficialmente já em meados de abril, quando se espera que entrem na corrida outros aspirantes à candidatura pela oposição republicana.
Segundo o jornal Politico, especializado nas movimentações de Washington, Hillary planeja uma breve turnê logo após a confirmação da candidatura, para interagir com eleitores. O roteiro deve incluir o estratégico estado de Iowa, que inicia o calendário pré-eleitoral ; e onde ela foi derrotada nas primárias de 2008, quando disputou com Barack Obama a nomeação para a corrida presidencial.
Enquanto o dia do anúncio decisivo não chega, a ex-senadora por Nova York tem dado pistas de qual deve ser o tom da campanha. Nas últimas semanas, ela usou a conta na rede social Twitter para criticar congressistas republicanos e defender bandeiras como o acesso universal à educação superior e garantias trabalhistas para gestantes. ;Proteger mulheres grávidas da discriminação não deveria ser uma luta, deveria ser algo tão americano quanto a torta de maçã;, escreveu.