Mundo

George Soros demonstra interesse em investir US$ 1 bilhão na Ucrânia

Magnata está disposto a fazer investimento por conta própria, principalmente na agricultura e em projetos de infraestrutura

Agência France-Presse
postado em 30/03/2015 08:51
Viena, Áustria - O magnata George Soros anunciou nesta segunda-feira (30/3) que está disposto a investir 1 bilhão de dólares na Ucrânia se os países ocidentais se comprometerem a ajudar financeiramente o país.



"A Ucrânia está defendendo a União Europeia (UE) de uma agressão russa", e o fato de apoiar seu desenvolvimento enfraqueceria o presidente russo Vladimir Putin, afirma Soros em uma entrevista ao jornal econômico austríaco Der Standard.

Soros, que estima as necessidades de financiamento da Ucrânia em 50 bilhões de euros, está disposto a injetar por conta própria 1 bilhão de dólares, em particular na agricultura e em projetos de infraestrutura.

Tudo isso "deve gerar uma rentabilidade" que beneficiaria sua fundação, e não ele pessoalmente.

"O Ocidente pode ajudar a Ucrânia melhorando seu atrativo para os investidores", insiste Soros.

"Tem que haver um seguro contra o risco político. Isso pode tomar a forma de um financiamento ;mezzanine; com taxas de juros europeias, muito próximas a zero", acrescenta.

O financiamento mezzanine é uma modalidade complementar à dívida e ao capital, especialmente útil quando não há acesso à dívida tradicional, por ser muito alto o risco ou excessivo o endividamento.

Atualmente, a Ucrânia está à beira da quebra, e em 2015 espera-se que sua dívida pública alcance 94% do PIB, pelos efeitos combinados da recessão econômica, da desvalorização da moeda e do conflito no leste industrial.

Uma nota de análise do grupo de investimento ucraniano ICU prevê um retorno ao crescimento em 2017 e uma queda de 7,6% do PIB neste ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação