Mundo

Combates matam 8 islamitas do Boko Haram e três milicianos na Nigéria

Governo de Bauchi impôs um toque de recolher no domingo (29/3) por um período indeterminado por causa dos combates em curso entre o exército e o Boko Haram

Agência France-Presse
postado em 30/03/2015 12:39
Kano, Nigéria - Oito membros do grupo islamita Boko Haram e três milicianos morreram nesta segunda-feira (30/3) em combates nos estados de Gombe e Bauchi, nordeste da Nigéria, informaram e polícia e testemunhas.



Supostos membros do Boko Haram atacaram várias aldeias dos estados de Gombe e Bauchi no último final de semana, vandalizando colégios eleitorais durante o desenrolar das eleições presidenciais e parlamentares.

O Boko Haram, expulso recentemente de suas fortalezas em Adamawa, Yobe e Borno, três outros estados do nordeste do país, por uma operação militar regional, intensificou os ataques em Bauchi e Gombe nas últimas semanas.

Babakarami Sunusi, que vive em Gombe Abba, no estado de Gombe, informou nesta segunda-feira que quatro homens armados que tentavam atacar sua aldeia foram mortos pelo exército.

De acordo com Sunusi, os agressores chegaram em vários veículos à noite e foram interceptados pelo exército.

"Os soldados mataram quatro dos atacantes e capturaram um, os outros fugiram", explicou ele.

Gombe Abba está localizada a apenas 10 km de Dukku, onde três pessoas foram mortas no sábado na fila de um colégio eleitoral.

No estado vizinho de Bauchi, de acordo com o porta-voz da polícia, Mohammed Haruna, a polícia e membros de uma milícia local "trocaram tiros" com homens armados nesta segunda-feira, na cidade de Tafawa Balewa.

Quatro dos agressores foram mortos, e quatro de seus 18 veículos equipados com metralhadoras pesadas, foram apreendidos, disse ele.

"Os mesmos bandidos retornaram para a aldeia de Jitar (...) e mataram três membros de uma milícia" de autodefesa, explicou, acrescentando que "o patrulhamento intensivo está em andamento para eliminar os criminosos fuga".

O governo de Bauchi impôs um toque de recolher no domingo (29/3) por um período indeterminado por causa dos combates em curso entre o exército e o Boko Haram.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação