Mundo

Quatro em cada cinco sírios vivem na pobreza e miséria, afirma ONU

Guerra no país já causou mais de 215 mil mortes e mais de 10 milhões de refugiados

Agência France-Presse
postado em 31/03/2015 09:02
Jovem mãe cruza a fronteira da Síria e se torna refugiada

Cidade do Kuwait, Kuwait - Quatro em cada cinco sírios vivem na pobreza e na miséria, afirmou nesta terça-feira (31/3) o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que considera esta a "crise humanitária mais grave de nossos tempos".



"Quatro em cada cinco sírios vivem na pobreza, na miséria e com privações. O país perdeu quase quatro décadas de desenvolvimento humano", declarou Ban na abertura de uma conferência de doadores no Kuwait.

"Quase metade dos homens, mulheres e crianças deste país se viram obrigados a fugir de suas casas", lamentou.

A guerra na Síria provocou mais de 215.000 mortes desde março de 2011 e mais de 10 milhões de refugiados ou deslocados, o que representa quase metade dos aproximadamente 23 milhões de habitantes do país, um recorde mundial em 20 anos, segundo a ONU.

Por este motivo, a ONU pede um esforço à altura das circunstâncias nesta conferência de ministros das Relações Exteriores de 78 países presidida por Ban Ki-moon. Analistas preveem uma arrecadação de 8,4 bilhões de dólares em um ano.

O Kuwait anunciou uma doação de 500 milhões de dólares para ajuda humanitária na Síria.

"Tenho o prazer de anunciar um compromisso de 500 milhões de dólares do governo do Kuwait e do setor privado para contribuir ao esforço humanitário na Síria", disse o emir Sabah al-Ahmad al-Sabah.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação