Mundo

Com máscaras de gás, modelos denunciam poluição ambiental na Indonésia

Desfile foi organizado pelo Greenpeace e estilistas locais em meio a arrozais irrigados por um dos rios mais poluídos do mundo

Agência France-Presse
postado em 31/03/2015 09:14
Modelos protestam com faixas do Greenpeace pedindo o fim do uso de produtos tóxicos na moda

Indonésia
- Modelos vestidas com roupas de marca, botas de borracha e máscaras de gás desfilaram na Indonésia em uma passarela montada em cima de um arrozal para denunciar o papel da indústria têxtil na poluição do meio ambiente.



As modelos carregavam cartazes que diziam "Diga não à moda com produtos tóxicos" enquanto desfilavam em uma passarela de pranchas de madeira, construída sobre águas negras.

O desfile, organizado pela ONG Greenpeace e por estilistas locais, foi realizado em Rancaekek, em meio a arrozais cuja água é proveniente do rio Cikijing, um afluente do Citarum, um dos mais poluídos do mundo.

O Greenpeace protestava desta forma contra a indústria têxtil da região que normalmente lança resíduos tóxicos no Citarum, transformado em uma grande lixeira aquática, alimentado também pelos vizinhos, que lançam todo tipo de lixo.

"O Greenpeace convoca a indústria a parar de poluir o meio ambiente com produtos tóxicos perigosos", disse um de seus porta-vozes, Ahmad Ashov Birry.

Em Rancaekek, onde a passarela de protesto foi montada, mais de 1.200 hectares de arrozais foram poluídos, denunciou o Greenpeace.

Segundo um documento da ONG de luta contra a poluição Backsmith Institute, publicado em novembro passado, mais de 500.000 pessoas de forma direta e cinco milhões de forma indireta estão expostas a vários produtos químicos lançados no rio Citarum.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação