Mundo

Forças iraquianas recuperam sede do governo provincial em Tikrit

Este é o avanço mais significativo desde o início, em 2 de março, da ofensiva, a mais importante contra os jihadistas

Agência France-Presse
postado em 31/03/2015 09:51
Kirkuk, Iraque - As forças de segurança iraquianas recuperaram a sede do governo provincial em Tikrit, quase um mês depois do início de uma ofensiva contra esta cidade do norte do Iraque controlada pelo grupo Estado Islâmico (EI), informaram nesta terça-feira (31/3) as autoridades.



Este é o avanço mais significativo desde o início, em 2 de março, da ofensiva, a mais importante contra os jihadistas desde que, em junho do ano passado, o EI assumiu o controle amplas áreas no Iraque, sobretudo na região norte.

"As forças iraquianas esvaziaram o complexo governamental em Tikrit", afirmou um general do exército que pediu anonimato.

"Controlamos os edifícios governamentais à noite", completou.

O governador de Saladino, cuja capital provincial é Tikrit, Raad al-Juburi, confirmou a retomada da sede do governo local e destacou que as bandeiras do Iraque foram hasteadas novamente em vários edifícios.

O porta-voz da milícia xiita Badr, Karim al-Nuri, também confirmou a informação. Integrantes das Unidades de Mobilização Geral (UMG, forças pró-governo dominadas por milícias xiitas que contam com o apoio do Irã) participaram, segundo ele, nos combates, ao lado das unidades da polícia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação