Mundo

Vítimas do acidente são identificadas até o fim de semana, diz Hollande

As equipes de resgate tiveram dificuldades nas operações em razão do estado em que encontram os corpos

Agência France-Presse
postado em 31/03/2015 10:32
Berlim, Alemanha - O presidente francês François Hollande indicou nesta terça-feira (31/3) em Berlim que será possível identificar até o final desta semana todas as vítimas da queda do voo A320 da Germanwings.



"O ministro (francês) do Interior (Bernard Cazeneuve), confirmou que o mais tardar no final da semana, será possível identificar todas as vítimas graças as amostras de DNA colhidas e ao trabalho excepcional que permite às famílias (...) passar pelo luto", declarou François Hollande, durante uma coletiva de imprensa com a chanceler alemã Angela Merkel.

No último sábado (28/3) as equipes de resgate se esforçavam para reunir elementos para a identificação das vítimas do voo A320 da Germanwings, mas encontravam dificuldades nas operações graças ao declive do terreno e as condições dos corpos. Foram encontrados apenas elementos de corpos e restos biológicos.

Dezenas de médicos legistas, dentistas forenses, a polícia que trabalha na identificação e técnicos de investigação criminal estão mobilizados "para devolver os corpos das vítimas para seus parentes o mais rapidamente possível", garantiu o coronel Touron.

Em tais circunstâncias, e "dada a deterioração dos corpos", qualquer elemento pode ser útil: registros digitais ou odontológicos, joias... "Em caso de catástrofe, tradicionalmente 90% das identificações feitas pelos dentes", do DNA. "É um elemento importante para efeitos de identificação, tendo em conta a natureza da deterioração dos corpos", insistiu o coronel. Cerca de "400 a 600 elementos estão sendo tratados" desde o início da busca de restos mortais.

Depois de coletado, o DNA é enviado para Rosny-sous-Bois, na periferia de Paris, "para obter um perfil de DNA que será comparado aos da família", obtido a partir da coleta de amostras de saliva. O coronel explicou que o procedimento normal é seguido em tais casos. A novidade "é necessitar de um helicóptero para chegar até o lugar e de um montanhista anexado ao pesquisador, assim como a transferência de itens coletados para uma plataforma que é então transportada por helicóptero e trazida até aqui".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação