Mundo

Breve eclipse lunar será observado em 4 de abril na América do Norte

O fenômeno ocorre quando Sol, Terra e Lua estão alinhados de tal forma que a Lua passa pela sombra da Terra

Agência France-Presse
postado em 31/03/2015 16:13
Miami - Um breve eclipse total da Lua será visível em 4 de abril no oeste da América do Norte, Austrália e Ásia Oriental - informaram astrônomos nesta terça-feira.

O fenômeno ocorre quando Sol, Terra e Lua estão alinhados de tal forma que a Lua passa pela sombra da Terra.

A revista "Sky and Telescope", descreveu o fenômeno como "muito curto". A primeira sombra será visível às 06h35, horário de Brasília, e o eclipse total começará às 09h34.

"O eclipse total de 4 de abril é incomum no fato de que a Lua só tocará a sombra interior da Terra, rapidamente", disse a revista.

A Lua ficará completamente coberta por 12 minutos pouco antes do amanhecer de sábado 4 de abril para os habitantes da América do Norte, disse o Observatório Naval dos Estados Unidos.

Se as condições meteorológicas forem favoráveis, o %u200B%u200Bfenômeno poderá ser visto na tarde do sábado na Austrália e na Ásia; e ao anoitecer seria visível no Havaí e na Nova Zelândia.

Ao contrário de um eclipse solar, que requer que os observadores usem óculos especiais para proteger os olhos, um eclipse lunar pode ser observado sem proteção ou com um par de binóculos.

Este será o terceiro de quatro eclipses lunares entre 2014 e 2015, seis meses de intervalo entre um e outro. O último fenômeno para este período ocorrerá em 27 de setembro.

Quase duas semanas atrás, alguns países do mundo conseguiram ver um eclipse solar total.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação