Mundo

Oposição vence eleições presidenciais na Nigéria

Buhari, 72 anos, venceu em 21 dos 36 Estados que integram a Federação Nigeriana, obtendo uma vantagem de 2,57 milhões de votos sobre Jonathan, segundo a Comissão Nacional Eleitoral

Agência France-Presse
postado em 31/03/2015 19:45
O general reformado Muhamadu Buhari, o principal candidato da oposição, venceu as eleições presidenciais deste fim de semana na Nigéria, superando o presidente em final de mandato Goodluck Jonathan.

"O presidente Jonathan telefonou às 17H15 (13H15 de Brasília)" desta terça-feira (31/3) para reconhecer a derrota, disse à AFP Shehu Garba, diretor de campanha de Buhari.

"O general Buhari aceitou e agradeceu", acrescentou o porta-voz do partido Congresso Progressista (APC). A alta diplomata europeia, Federica Mogherini, saudou Buhari pela vitória nas eleições, declarando que espera trabalhar com o presidente eleito.

"Eu agradeço ao presidente em fim de mandato, President Goodluck Jonathan, por sua grande colaboração na construção do país e por consolidar sua democracia nos últimos cinco anos e nós esperamos trabalhar com o presidente recém-eleito e seu governo no futuro", declarou Mogherini em um comunicado.

Buhari, 72 anos, venceu em 21 dos 36 Estados que integram a Federação Nigeriana, obtendo uma vantagem de 2,57 milhões de votos sobre Jonathan, segundo a Comissão Nacional Eleitoral. Na Nigéria, o vencedor deve obter pelo menos 25% dos votos em dois terços dos 36 estados da federação, aos quais se soma o território da capital, Abuja.

A derrota de Jonathan e do Partido Democrático Popular (PDP) representa a primeira saída de um partido do governo de forma democrática na história da Nigéria.

Leia mais notícias em Mundo

À tarde, o partido opositor já tinha reivindicado a vitória e outro porta-voz, Lai Mohamed, afirmou que "é a primeira vez na história da Nigéria que a oposição tira um governo do poder nas urnas".

Buhari, que governou a Nigéria em meados dos anos 1980 à frente de uma junta militar, garante ser "um convertido à democracia". Ele é considerado por muitos o presidente que terá mão de ferro com os jihadistas.

Em Kano, um dos estados mais castigados pelo grupo jihadista Boko Haram, cuja revolta provocou mais de 13 mil mortos desde 2009, Buhari obteve 89% dos votos, com 1,9 milhão de votos a favor.

Neste estado, uma caravana de motocicletas saiu para percorrer as ruas em buzinaço. Muitos dançavam com vassouras, simbolizando a promessa de campanha do opositor de acabar com a corrupção no país.

Segundo a Comissão Eleitoral nigeriana, Buhari venceu amplamente no estado de Borno, epicentro dos rebeldes islâmicos.

"Espero com ânsia o novo amanhecer da Nigéria. Espero que este seja o fim do Boko Haram e de toda a insegurança", disse Jalid Isa Musa, estudante universitário de 25 anos.

"Mudança, mudança", repetiam os partidários do candidato opositor nas ruas de Kaduna, uma das cidades mais importantes do norte do país.

As eleições presidenciais na Nigéria foram celebradas no fim de semana, após terem sido adiadas em 14 de fevereiro, devido à situação de insegurança.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação