Mundo

Coalizão internacional reduz ritmo de avanço dos rebeldes no Iêmen

Após nove dias de intensos bombardeios noturnos da coalizão, os rebeldes foram obrigados a abandonar o palácio presidencial

postado em 03/04/2015 10:59
A intervenção militar coordenada pela Arábia Saudita no Iêmen provocou a redução no ritmo de avanço dos rebeldes xiitas e de seus aliados no país, onde a Al-Qaeda aproveitou o caos para ganhar espaço no sudeste.

Submetidos pelo nono dia aos intensos bombardeios noturnos da coalizão, desta vez em Áden (sul), os rebeldes e seus aliados, militares leais ao ex-presidente Ali Abdallah Saleh, foram obrigados a abandonar o palácio presidencial, onde haviam entrado na quinta-feira.

Depois de deixar o edifício, eles retornaram para Khor Maksar, um bairro próximo que passaram a controlar durante a semana, onde 12 milicianos morreram em um ataque na noite de quinta-feira.

"Os milicianos huthis e seus aliados se retiraram antes do amanhecer do palácio de Al-Maashiq, que haviam tomada na véspera, depois dos ataques aéreos da coalizão", declarou à AFP uma fonte do governo local, que pediu anonimato.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Os comitês populares, uma força paramilitar que apoia o presidente Abd Rabo Mansur Hadi, iniciaram uma ofensiva contra os rebeldes depois que os insurgentes assumiram o controle do palácio, o último símbolo do Estado que ainda não estava dominado pelos huthis.

Uma fonte das forças de segurança confirmou à AFP o recuo dos rebeldes no palácio presidencial. A agência estatal havia informado que as tropas leais a Hadi expulsaram os rebeldes do complexo presidencial.

Armas e mantimentos de paraquedas
Ao mesmo tempo os combates prosseguiam de maneira intermitente nos bairros próximos do palácio presidencial e do aeroporto de Áden, que foi bombardeado à noite por navios de guerra.

Também durante a noite, a coalizão árabe lançou de paraquedas sobre o porto Áden mantimentos e remédios para os moradores da cidade, que sofrem uma grande carestia de produtos de primeira necessidade. Também foram lançadas armas e munições.

Em Riad, o general Ahmed Asiri, porta-voz da coalizão afirmou à imprensa que a situação na cidade é estável."As milícias huthis não controlam nenhum edifício governamental em Áden", disse.

Diante do avanço dos rebeldes, o presidente iemenita Abd Rabo Mansur Hadi abandonou Áden em 26 de março e se refugiou na Arábia Saudita, o mesmo dia em que este país iniciou a campanha aérea contra os rebeldes.

;Jihad contra os xiitas;
Em duas semanas, com o avanço dos xiitas até Áden, os combates deixaram 519 mortos e quase 1.700 feridos, segundo a secretária de operações humanitárias da ONU, Valerie Amos, que afirmou estar "extremamente preocupada" com a segurança dos civis.

Aproveitando a situação caótica no país, a Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA) assumiu o controle de parte de Mukala, capital de Hadramut, uma província do sudeste do Iêmen, um dia depois de um ataque contra uma prisão desta localidade que permitiu a libertação de 300 detentos.

Mais de 200 insurgentes armados avançaram pelo centro e nos bairros da zona oeste da cidade, onde instalaram postos de controle com a bandeira preta da rede extremista, segundo os habitantes.

Após a entrada na cidade, membros da AQPA convocaram nas mesquitas uma "jihad contra os xiitas", confirmando o risco de uma guerra religiosa no país pobre da península arábica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação