Mundo

Debate eleitoral no Reino Unido termina sem definir um vencedor

As pesquisas sugerem, que nem David Cameron, nem Ed Miliband, obtiveram uma vantagem decisiva

Agência France-Presse
postado em 03/04/2015 12:01
O único debate da campanha das legislativas que colocou lado a lado os sete candidatos dos principais partidos do Reino Unido deu uma grande vitória a ninguém, enquanto as pesquisas também não indicaram um claro vencedor.

O primeiro-ministro, o conservador David Cameron, em campanha em Chorley (Lancashire) a 34 dias das eleições de 7 de maio, declarou ter ficado feliz com o debate de duas horas, no qual também estavam os líderes dos trabalhistas Ed Miliband, dos liberais-democratas Nick Clegg, dos verdes Nathalie Bennett, do UKIP Nigel Farage, do galeses Plaid Cymru Leanne Wood e do SNP escocês Nicola Sturgeon.

O líder conservador rejeitou a ideia de que ficou invisível ao lado de seus seis adversários e afirmou que apresentou uma clara escolha entre a competência dos conservadores e o caos dos demais partidos.

Leia mais notícias em Mundo

As pesquisas sugerem, no entanto, que nem David Cameron, nem Ed Miliband, os dois pretendentes ao cargo de primeiro-ministro, obtiveram uma vantagem decisiva neste debate, única ocasião para que os dois homens se enfrentassem diretamente, já que o líder conservador rejeitou qualquer outro encontro.

Uma pesquisa YouGov considera que a melhor foi Nicola Sturgeon (28%), à frente de Nigel Farage (20%), David Cameron (18%) e Ed Miliband (15%). O Times tem a mesma opinião, e deu à escocesa a melhor nota (9/10), superando Cameron e Miliband, com a mesma nota (7/10).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação