Mundo

Reino Unido espionou a Argentina segundo arquivos dos últimos anos

As operações foram realizadas entre 2008 e 2011

Agência France-Presse
postado em 03/04/2015 13:55
O Reino Unido teria espionado a Argentina no caso referente à guerra pela soberania das Malvinas, no Atlântico sul, revelou nesta sexta-feira o site TN, citando arquivos secretos revelados pelo ex-analista de inteligência Edward Snowden.

Nos últimos anos o Reino Unido conduziu "operações secretas, de intercepção, intervenção e outras manobras no país", afirma o site TN.com.ar em associação com o The Intercept, página que revisa os arquivos vazados por Snowden, ex-operador da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, em inglês).

"Todos somos espionados?", questiona o portal, que pertence ao Grupo Clarín, o mais poderoso grupo da Argentina. As operações foram realizadas entre 2008 e 2011.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Os arquivos de Snowden revelam que "o JTRIG (Joint Threat Research and Intelligence Group), da central de inteligência britânica, conduziu um plano secreto chamado Operación Quito desde 2009".

Segundo TN, "a missão era de longa duração e alcance. O objetivo: impedir que a Argentina recupere as Ilhas Malvinas". "A nova documentação, inédita até então, expõe como as forças (britânicas) fizeram %u200B%u200Bjogo sujo e se valeram de desinformação sistemática para lançar uma cyber-ofensiva", indica o TN.

Snowden, atualmente refugiado na Rússia, foi acusado de vazar informações secretas dos Estados Unidos, com dezenas de milhares de documentos sobre a espionagem de cidadãos.

A tensão entre o Reino Unido e a Argentina aumentou na semana passada quando Londres anunciou um aumento dos gastos militares nas ilhas. Por sua vez, a Argentina anunciou na quinta-feira a abertura da documentação secreta referente à guerra, 33 anos após o início do conflito.

"Vamos abrir toda a informação existente sobre as ilhas Malvinas e que está em poder das Forças Armadas", disse a presidente Cristina Kirchner no Ushuaia (3.500 km ao sul) no ato pelo Dia do Veterano de Guerra e dos Mortos nas Malvinas.

De acordo com um decreto assinado por Kirchner, o ministério da Defesa terá um prazo de 30 dias para disponibilizar os documentos à consulta pública.

O conflito com o Reino Unido teve início com o desembarque de tropas argentinas em 2 de abril de 1982 nas ilhas do Atlântico, ordenado pelo regime militar que governava a Argentina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação