Mundo

Combatentes da Al-Qaeda toma sede do exército iemenita em Moukalla

Pouco antes, os extremistas islâmicos conseguiram tomar o porto da cidade

Agência France-Presse
postado em 03/04/2015 14:03
Combatentes da Al-Qaeda assumiram nesta sexta-feira o controle do quartel-general do exército em Moukalla, no sudeste do Iêmen, e estendeu seu controle sobre a cidade, com a excepção do aeroporto e campos militares, de acordo com fontes da segurança e moradores da região.

Os insurgentes da Al-Qaeda na Península Arábica (AQAP) entraram na quinta-feira nesta capital da província de Hadramout, e "tomaram nesta sexta à tarde o quartel-general do 2; batalhão, sem resistência", indicou um oficial militar.

[SAIBAMAIS]"O comandante da 2; Região, o general Mohsen Nasser Muthanna, e seus soldados se retiraram para enfrentar os islamitas nos acampamentos militares ao redor do aeroporto", os únicos locais sensíveis fora do controle da Al-Qaeda, explicou.

Leia mais notícias em Mundo


Confrontos limitados precederam a tomada do local, segundo uma fonte de segurança, que acrescentou que os combatentes islâmicos apreenderam um tanque e dois veículos blindados que foram posicionados na entrada do quartel.

Pouco antes, os extremistas islâmicos conseguiram tomar o porto da cidade, também sem resistência, de acordo com a mesma fonte.

Ao final da tarde, eles desfilaram em veículos abertos, ostentando a bandeira preta da AQAP, nesta cidade de mais de 200.000 habitantes, segundo testemunhas.

Em pânico, a população começou a fugir para buscar refúgio em locais mais seguros fora da cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação