Mundo

Dois israelenses são detidos pela simulação de sequestro de um deles

Os dois homens são acusados de falsificação de provas, alteração da ordem pública e obstrução da justiça

Agência France-Presse
postado em 03/04/2015 17:31
Dois israelenses foram colocados nesta sexta-feira em prisão preventiva por terem simulado o sequestro de um deles na Cisjordânia ocupada, o que gerou temores de que tivesse sido capturado por palestinos, provocando uma intensa busca, segundo documentos da justiça.

Os dois homens são acusados de falsificação de provas, alteração da ordem pública e obstrução da justiça.

Policiais, soldados e membros do serviço de segurança interior Shin Beth fizeram buscas na quinta-feira durante horas nas aldeias palestinas perto de Hebron, onde acreditava-se que o homem havia desaparecido.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]Na mesma zona, três jovens israelenses foram sequestrados e assassinados em junho de 2014, provocando uma escalada de violência que levou semanas depois a uma sangrenta ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza.

Segundo documentos da justiça aos quais a AFP teve acesso, Niv Asraf simulou seu próprio desaparecimento para tentar reconquistar a ex-namorada. O plano era, segundo meios de comunicação israelenses, retornar alguns dias depois afirmando que havia escapado de seus captores.

A primeira fase se desenvolveu sem problemas: um amigo dele, Eran Nagauker, foi à polícia para relatar que estava dirigindo com Asraf quando o pneu furou perto da aldeia palestina de Beit Hanun. Este último foi buscar ajuda, mas não retornou, segundo seu relato.

Rapidamente, dezenas de policiais se mobilizaram nos arredores de Beit Hanun, inspecionando casas e campos e instalando controles nas estradas, constatou um jornalista da AFP. No total, segundo a polícia, a busca custou 240.000 euros.

No entanto, por volta da meia-noite Asfar foi encontrado perto da colônia judaica de Kiryat Arba, não muito longe de Hebron, em um saco de dormir com suprimentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação