Agência France-Presse
postado em 05/04/2015 19:03
A petroleira mexicana Pemex registrou uma queda em sua produção diária de óleo bruto de 220.000 de barris por uma explosão em um enorme complexo petrolífero na quarta-feira, anunciou neste domingo um diretor da companhia. No acidente, morreram quatro trabalhadores e outros três estão desaparecidos."A média da produção diária dessa região é de 650.000 (barris), número que caiu para 430.000", disse o diretor de Exploração e Produção da estatal Petróleos Mexicanos (Pemex), Gustavo Rodríguez. "Por causa do acidente na estrutura principal do complexo Abkatun A-Permanente a maioria dos poços foram fechados automaticamente", explicou Rodríguez em uma videoconferência com a imprensa estrangeira. O diretor afirmou que não se sabe as causas do acidente. "Resolver o problema, restabelecer a produção, implica um alto grau de dificuldade, dado o número de dutos conectados ao complexo", reconheceu Ruíz.
Leia mais notícias em Mundo
[SAIBAMAIS]Para restabelecer a produção para 600 milhões de barris diários, cumprindo sua meta anual, a Pemex colocou em operação, no sábado, as plataformas Abkatun D e Abkatun Perforación para que incorporem a produção dos campos afetados (Ixtal, Manik e Onel).
Gustavo Rodríguez disse que a explosão não abalará o interesse das companhias petroleiras nos poços mexicanos e garantiu que a Pemex recebeu o apoio de "uma grande quantidade de operadores petroleiros".
Rodríguez informou ainda à AFP que o Ministério Público e a Agência de Segurança Industrial e Proteção ao Meio Ambiente do Setor de Hidrocarbonetos são os encarregados pela investigação do acidente, que, segundo ele, até agora não tem indícios de que seja um atentado do crime organizado.