Mundo

Pró-russos comemoram discretamente aniversário da rebelião na Ucrânia

O conflito entre as forças ucranianas e os separatistas deixou mais de 6 mil mortos. O cessar-fogo assinado em fevereiro em Minsk foi globalmente respeitado, apesar de continuarem ocorrendo incidentes no front

Agência France-Presse
postado em 07/04/2015 15:06
Os separatistas pró-russos do leste da Ucrânia celebraram nesta terça-feira (7/4) com discrição o primeiro aniversário da proclamação da "República Popular de Donetsk" (DNP).

"Sem a ajuda da Rússia, não teríamos consigo fazer isso", declarou Denis Puchilin, um dos dirigentes da DNR que representou os separatistas nas negociações de paz em Minsk.

Leia mais notícias em Mundo

As celebrações do primeiro aniversário da rebelião foram modestas e se limitaram a uma reunião no teatro de Donetsk na ausência do "presidente" da DNR, Alexander Zajarchenko, que oficialmente está se recuperando de um ferimento de guerra.

A DNR foi proclamada em 7 de abril de 2014, um dia depois que os separatistas pró-russos tomaram por assalto a administração regional de Donetsk, em uma operação que marcou o início da insurreição armada dos rebeldes do leste da Ucrânia.

No mesmo dia, a sede dos serviços secretos de Lugansk, principal cidade da região vizinha, foi ocupada pelos separatistas.

O conflito entre as forças ucranianas e os separatistas deixou mais de 6 mil mortos. O cessar-fogo assinado em fevereiro em Minsk foi globalmente respeitado, apesar de continuarem ocorrendo incidentes no front.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação