O grupo ativista The illuminator projetou um holograma de Edward Snowden no mesmo local onde uma estátua do ex-funcionário da CIA foi instalada e removida logo depois, na última segunda-feira (6/4).
O holograma foi projetado em uma cortina de fumaça ; dando a impressão de que a imagem flutuava - durante 20 minutos no parque Fort Greene, no Brooklyn, em Nova York. Grayson Earle, participante do grupo que fez a intervenção ontem, explicou que a projeção demorou quase três horas para ser montada e acabou perto das três da manhã.
Leia mais notícias em Mundo
;Nós sentimos que, embora o Estado possa remover artefatos materiais que desafiam o autoritarismo, os atos de resistência continuam na consciência do público; afirma o grupo em declaração publicada na internet.
Criado em novembro de 2011, o grupo The illuminator surgiu com a intenção de criar espetáculos de protesto utilizando a linguagem da cultura pop. A primeira projeção foi feita no prédio de uma empresa de telefonia celular, durante o movimento Occupy Wall Street. Desde então, os ativistas já realizaram centenas de intervenções.
A estátua de Snowden foi colocada na manhã de segunda e removida na mesma tarde. Os responsáveis por colocar a estátua não foram identificados.