Mundo

Al-Qaeda avança no Iêmen, reconhece secretário de Defesa dos EUA

Governo americano apoia a coalizão liderada pela Arábia Saudita que iniciou uma campanha aérea contra os rebeldes xiitas huthis para deter seu avanço

Agência France-Presse
postado em 08/04/2015 07:30
Tóquio, Japão - A Al-Qaeda está avançando no Iêmen, reconheceu o em Tóquio o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, que prometeu que Washington prosseguirá com os ataques ao grupo jihadista, apesar da situação caótica no país.



"Vemos que estão avançando no campo de batalha", declarou Carter na capital do Japão, etapa de uma viagem asiática que também o levará até a Coreia do Sul.

A Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA) representa "há muito tempo uma ameaça série e vamos seguir combatendo", disse Carter, ao lado do ministro japonês da Defesa, Gen Nakatani.

"Obviamente, sempre é mais fácil realizar operações de contraterrorismo quando há um governo estável que aceita cooperar", afirmou.

"Mas sem estas condições no Iêmen, temos que fazer de outro maneira e assim fazemos", completou Carter.

"Esperamos o retorno da ordem no Iêmen, não apenas por esta razão, e sim para acabar com o sofrimento da população", disse.

No último fim de semana, a AQPA, o braço mais perigoso da rede extremista sunita, assumiu o controle do quartel-general do exército e do porto da cidade de Mukala (sudeste).

O governo dos Estados Unidos apoia a coalizão liderada pela Arábia Saudita que iniciou, em 26 de março, uma campanha aérea contra os rebeldes xiitas huthis para deter seu avanço.

Pelo menos 540 pessoas morreram e 1.700 ficaram feridas no país desde 19 de março, uma semana antes da ofensiva aérea.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação