Mundo

Europeus olham com desconfiança possível reconciliação de Grécia e Rússia

"O objetivo desta visita é dar um novo começo às nossas relações na busca da paz e segurança na Europa", declarou primeiro-ministro grego

Agência France-Presse
postado em 08/04/2015 10:38
Vladimir Putin em aperto de mão com o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras durante reunião em Moscou

Moscou, Rússia - O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, se reúne nesta quarta-feira (8/4) com o presidente russo Vladimir Putin no Kremlin, durante uma visita que os europeus olham com desconfiança em razão das posições conciliadoras do novo governo da Grécia em relação à Rússia.



Na capital russa desde terça-feira (7/4) à noite, Tsipras, chamado por alguns analistas de Cavalo de Tróia da Rússia na Europa, depositou durante a manhã uma coroa de flores no memorial do Soldado Desconhecido, perto das muralhas do Kremlin, antes de ser recebido pelo presidente russo.

"O objetivo desta visita é dar um novo começo às nossas relações na busca da paz e segurança na Europa", declarou Alexis Tsipras.

Vladimir Putin ressaltou, por sua vez, a retomada das relações econômicas entre os dois países, cujo comércio caiu quase pela metade em 2014.

"Temos que analisar o que podemos fazer juntos para restaurar as negociações", disse o presidente russo.

Enquanto vários pontos de atrito permanecem entre a Grécia e seus credores (União Europeia e Fundo Monetário Internacional) para a liberação de uma nova parcela vital de ajuda financeira, esta visita levanta preocupações dos seus parceiros europeus.

O ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, procurou tranquilizar a Europa na terça-feira, ao declarar que a crise grega será "resolvida no âmbito da União Europeia", uma maneira de dizer que a Grécia não está à procura de fontes de ajuda financeira que não sejam seus parceiros europeus.

De acordo com o ministério das Finanças russo, nenhum pedido formal de um empréstimo da Rússia para a Grécia foi apresentado.

No entanto, o ministro da Economia russo, Alexei Ouliouka;ev, evocou a possibilidade de flexibilizar para a Grécia o embargo sobre os alimentos imposto no verão passado contra a União Europeia por causa da crise ucraniana.

Uma série de propostas neste sentido devem ser discutidas na quinta-feira em uma reunião entre Tsipras e seu colega russo, Dmitry Medvedev.

A questão estratégica do gás também poderia ser abordada, com a perspectiva da extensão para a Grécia do gasoduto "Turkish Stream" entre a Rússia e a Turquia, ou de investimentos russos na Grécia.

Em um contexto de crise ucraniana que degradou as relações UE-Rússia, a visita de dois dias de uma autoridade europeia a Moscou não passa despercebida e as advertências foram rápidas, enquanto o governo grego negocia com os seus credores.

"Até agora, estávamos todos unidos e esperamos continuar unidos", lembrou nesta quarta-feira a Comissão Europeia, falando através de seu porta-voz Margaritis Schinas.

"Esta visita é na verdade um sinal psicológico que o primeiro-ministro grego quer enviar. Um sinal de que a Grécia tem outros amigos. O fato de a Europa reagir mostra que este sinal funciona", acredita Fyodor Lukyanov, presidente do Conselho de política externa e de defesa russo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação