Mundo

Manifestações e greves tomam a França em crítica contra a austeridade

O desemprego na França voltou a subir em fevereiro, e os sindicatos desejam a "revalorização do salário, a redução da jornada de trabalho"

Agência France-Presse
postado em 09/04/2015 12:24
Dezenas de milhares de pessoas protestaram nesta quinta-feira em Paris e em toda a França contra as políticas de austeridade defendidas pelo governo e para criticar o bloqueio dos salários, convocadas por quatro sindicatos. "É um apelo contra a austeridade e em favor de políticas alternativas às do governo e do Medef (patronal)", explicou à AFP Philippe Martinez, secretário-geral da central de esquerda CGT, que liderou, ao lado do colega de FO (Força Operária), Jean-Claude Mailly, uma passeata no centro de Paris.

[SAIBAMAIS]O desemprego na França voltou a subir em fevereiro, a 3,5 milhões de pessoas, e os sindicatos desejam a "revalorização do salário, a redução da jornada de trabalho, tudo o que possa desenvolver o emprego", disse Martinez. Os outros dois sindicatos que convocaram as manifestações são o FSU (Educação) e Solidários. Outras centrais sindicais decidiram permanecer à margem.

Leia mais notícias em Mundo

A Torre Eiffel permanecerá fechada até o início da noite por decisão dos funcionários. Os aeroportos registraram problemas, mas os transportes públicos operaram de maneira norma. O impacto da greve no setor privado foi considerado mínimo. Os sindicatos desejam uma "mudança de rumo" nas políticas do governo do presidente François Hollande.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação