Washington - O senador republicano de origem latina Marco Rubio confirmou nesta segunda-feira sua candidatura à indicação de seu partido para a corrida à Casa Branca em 2016, segundo vários meios de comunicação americanos.
Filho de imigrantes cubanos, o senador conservador pela Flórida (sudeste) de 43 anos oficializará sua candidatura às 22h00 GMT (19h00 de Brasília) em um ato em Miami.
[SAIBAMAIS]
Os meios de comunicação reportaram que Rubio disse a colaboradores em uma teleconferência nesta segunda-feira que buscará a presidência como um candidato da nova geração, para se diferenciar de outros postulantes, como a democrata ex-secretária de Estado Hillary Clinton ou o ex-governador republicano da Flórida Jeb Bush.
Eleito ao Senado em 2010 na onda do movimento ultraconservador Tea Party, Rubio teve uma ascensão política meteórica, o que o tornou favorito de certos setores republicanos, embora nas pesquisas esteja atrás de outros candidatos do partido mais conhecidos, como Bush.Se for eleito, se tornará o primeiro presidente de origem latina nos Estados Unidos.
Antes de Rubio, já confirmaram suas candidaturas para a indicação republicana seus colegas no Senado Ted Cruz, também de origem cubana, e Rand Paul.As primárias irão ocorrer no início de 2016, enquanto as presidenciais estão marcadas para novembro deste ano.