Mundo

Governo iraniano vai nomear sua primeira embaixadora desde 1979

Os jornais mencionam o nome da porta-voz da diplomacia iraniana, Marzieh Afkham, como a futura embaixadora do país em um país asiático

Agência France-Presse
postado em 15/04/2015 12:10
Teerã - O governo iraniano vai nomear uma mulher como embaixadora pela primeira vez desde o início da Revolução Islâmica em 1979, afirmam os meios de comunicação locais, mas a notícia ainda não foi confirmada oficialmente.

Os jornais mencionam o nome da porta-voz da diplomacia iraniana, Marzieh Afkham, como a futura embaixadora do país em um país asiático. Indagada a respeito, Afkham disse que prefere não comentar rumores.

Afkham, que trabalha na chancelaria há 30 anos, foi nomeada porta-voz em agosto de 2013, o que já representava uma novidade na República Islâmica.



O presidente Hassan Rohani, que designou duas mulheres aos cargos de vice-presidente, elogiou na ocasião esta nomeação que faz parte de uma "campanha de emancipação e elevação das mulheres no Irã". Deputados ultraconservadores expressaram suas reticências.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação