Agência France-Presse
postado em 16/04/2015 18:57
Moscou - Homens armados da polícia russa revistaram nesta quinta-feira a sede do movimento do líder opositor Mikhail Jodorkovski, quando o grupo se preparava para assistir a entrevista anual com o presidente russo, Vladimir Putin.Um grupo de policiais armados e de agentes das forças especiais entrou na sede do movimento Rússia Aberta, denunciou no Facebook a porta-voz da instituição, Kulle Pispanen.
"Quando nos preparávamos para ver a entrevista, um grupo de homens mascarados entrou no escritório", disse Pispanen, revelando que os policiais procuravam cartazes e panfletos para o protesto marcado para o dia 19 de abril.
A Rússia Aberta afirmou que não participará da mobilização, que foi declarada ilegal pelas autoridades.
Mas segundo Jodorkovski, o motivo real da batida é um documentário que o grupo prepara sobre as relações entre o Kremlin e o primeiro-ministro da República russa da Chechênia, Ramzan Kadirov, conhecido por seu rigor no governo desta região do Cáucaso.
"O ataque ocorre no momento em que Putin fala da ;utilidade da participação da oposição nas eleições;", destacou Jodorkovski.
O líder opositor está exilado na Suíça, após ficar preso durante dez anos na Rússia por malversação e fraude, acusações que ele atribui à perseguição política.