Agência France-Presse
postado em 17/04/2015 19:09
O secretário do Tesouro americano, Jack Lew, pediu nesta sexta-feira à Grécia e à Europa que cheguem a um acordo sobre o pacote de reformas para Atenas, advertindo que um fracasso criaria "incerteza" para a Europa e para o resto do mundo.Após um encontro, em Washington, com o presidente do Eurogrupo, o holandês Jeroen Dijsselbloem, Lew afirmou que "não chegar a um acordo significaria imediatamente dificuldades para a Grécia e incerteza para a Europa e toda a economia mundial".
O funcionário americano pediu à Grécia que aceite um programa de reformas e incentivou o Eurogrupo a "buscar uma saída construtiva" para as discussões em andamento.
A Grécia e seus credores internacionais se encontrarão no sábado, em Bruxelas, para discutir o programa de pagamento de sua dívida e as reformas que deve adotar em troca dos fundos de que precisa com urgência.
Os dois funcionários se encontraram à margem da Reunião de Primavera do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, onde as autoridades afirmam que Atenas precisa se comprometer com reformas-chave para obter seu último pagamento do fundo de salvamento (;bailout;), de 7,2 bilhões de euros (US$ 7,8 bilhões de reais), para evitar o calote.