Jornal Correio Braziliense

Mundo

Facebook e Google lançam recursos que ajudam a encontrar pessoas no Nepal

As ferramentas "Safety Check" e "Person Finder" foram ativas neste sábado (25/4)

O Facebook e o Google lançaram, neste sábado (25/4), ferramentas que auxiliam na busca por pessoas que estão nas áreas afetadas do Nepal e ainda não foram encontradas. Um terremoto de magnetude 7,8 atingiu o Nepal e a Índia na manhã deste sábado, e já deixou mais de 1,8 mil mortos na região.

A ferramenta do Google, o Person Finder, ou "Buscador de Pessoas", funciona como um banco de dados onde é possivel cadastrar informações sobre pessoas que estavam nas áreas afetadas pelo terremoto. Quem for à procura de algum desaprecido, pode buscar o nome na ferramenta.


Já o Safety Check, ou "Verificação de Segurança", do Facebook, aciona o usuário da rede que está nas áreas afetadas pelo desastre, e envia uma notificação perguntando se ele está bem. A pessoa pode, então, avisar que está em segurança para seus amigos. Além disso, é possivel verificar também se há algum amigo que está no local atingido.

Em publicação, Mark Zuckerberg prestou solidariedade às pessoas que estão no Nepal. "Quando desastres acontecem, as pessoas precisam saber que seus entes queridos estão seguros. É em momentos como este que é realmente importante poder se conectar", registrou Zuckerberg.

[SAIBAMAIS]