Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cinzas de vulcão Calbuco seguem afetando sul de Chile e Argentina

O Calbuco - que entre quarta e quinta-feira surpreendeu com duas violentas erupções, as primeiras em 54 anos - prosseguia neste domingo expulsando uma coluna de cinzas na direção nordeste

Puerto Varas, Chile - As cinzas do vulcão Calbuco se espalhavam neste domingo pelo sul do Chile e da Argentina complicando o tráfego aéreo, principalmente na região turística argentina de Bariloche, enquanto em pequenas cidades cobertas de material vulcânico os trabalhos de limpeza prosseguiam, sem que os especialistas descartem uma nova erupção.



As cinzas complicaram os voos internacionais do Cone Sul, provocando atrasos em vários voos internacionais partido e chegando de Chile, Argentina e Uruguai. Além disso, em Bariloche os voos estavam suspensos neste domingo devido às cinzas.

Em seu primeiro informe deste domingo, a Direção Meteorológica do Chile advertiu que "uma parte remanescente das cinzas está afetando a região de Los Lagos".

"Espera-se que as cinzas vulcânicas permaneçam em deslocamento constante a nordeste em direção ao território argentino", conclui o documento.