Equipes de socorro dos Estados Unidos partiram neste domingo em um avião de transporte militar para dar assistência no Nepal. O país sofreu um forte terremoto que deixou mais de 2.500 mortos. Espera-se que o avião C-17 Globemaster, que partiu da Base da Força Aérea de Dover, em Delaware, às 15H18 GMT, chegue ao Nepal na segunda-feira, disseram fontes militares.
"O avião transporta quase 70 pessoas, incluindo a Equipe de Assistência e Resposta a Desastres da USAID, a equipe de Busca e Resgate Urbano do condado de Fairfax, e vários jornalistas, assim como 45 toneladas de carregamento", disse o porta-voz do Pentágono, coronel Steven Warren.
Leia mais notícias em Mundo
Uma porta-voz da USAID disse que a carga consiste basicamente em equipamento para ajudar os grupos de resgate. Seis cachorros especialmente treinados para tarefas de resgate também estão sendo levados no avião. Estima-se que o custo da missão militar de ajuda ultrapasse os 700.000 dólares, disseram funcionários.
Um avião de transporte C-130 e 26 efetivos americanos já se encontram no Nepal, onde chegaram para integrar os exercícios de treinamento agendados antes do terremoto.