postado em 28/04/2015 12:32
Passados três dias do pior terremoto a atingir o Nepal nos últimos 80 anos, a Divisão de Assistência Consular do Itamaraty e a Embaixada do Brasil em Katmandu conseguiram fazer contato com 183 brasileiros que estão no país asiático localizado na região do Himalaia. Segundo o Itamaraty, todos passam bem.A partir do trabalho das equipes da representação do país na capital nepalesa, com o apoio das famílias e amigos no Brasil, o Itamaraty estima em 211 o total de brasileiros no Nepal. Por volta do meio dia do último sábado (25/4), horário local ; madrugada de sábado no horário de Brasília ; um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter devastou o país asiático provocando mais de 4 mil mortes e afetando mais de 8 milhões de pessoas.
O abalo teve o epicentro a cerca de 80 quilômetros da capital nepalesa e foi sentido em outros países, como a Índia, China, Bangladesh e o Paquistão. No domingo (26/4), um segundo tremor de magnitude 6,7 na escala Richter agravou ainda mais a situação no país.
[SAIBAMAIS]Desde o forte tremor de terra, o Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB) do Itamaraty tem funcionado 24h, acompanhando em tempo real a situação dos brasileiros no Nepal e mantendo contato direto com as famílias no Brasil. A embaixada do Brasil em Katmandu montou um centro de atendimento a brasileiros no aeroporto da cidade.
O Ministério das Relações Exteriores também montou um posto de atendimento no aeroporto de Nova Délhi, principal rota aérea de saída de Katmandu, para auxiliar os brasileiros que deixam o Nepal e fazem escala na Índia. ;A Embaixada tem instrução para acolher os brasileiros, caso necessário, mesmo que no Jardim da Residência, para uso como local de refúgio;, diz nota do Ministério de Relações Exteriores.
Em nota, o Itamaraty informou ainda que a missão do país no Nepal foi reforçada para prestar atendimento ininterruptamente. Além disso, os brasileiros que procuram a embaixada podem usar computadores para fazer compras de passagens e manter contato com parentes no Brasil.