Mundo

Obama diz que casos de violência policial geram perguntas preocupantes

"Vemos muitos exemplos de interação entre a polícia e as pessoas, principalmente com os afro-americanos, geralmente pobres, que levantam perguntas preocupantes", afirmou o presidente em coletiva na Casa Branca.

Agência France-Presse
postado em 28/04/2015 14:26

[VIDEO1]

Washington - O presidente Barack Obama condenou nesta terça-feira os atos de violência em Baltimore e afirmou que não há desculpas para eles, mas destacou estar convicto de que s Estados Unidos enfrentam uma crise latente em relação à polícia, especialmente em sua abordagem com os negros.

"Vemos muitos exemplos de interação entre a polícia e as pessoas, principalmente com os afro-americanos, geralmente pobres, que levantam perguntas preocupantes", afirmou o presidente em coletiva na Casa Branca.

[SAIBAMAIS]

Na opinião de Obama, "o departamento de polícia deve fazer uma reflexão". "E acho que há comunidades que devem fazer uma reflexão. Acho que todos nós, como um país, devemos fazer uma reflexão".

Na primeira reação aos distúrbios ocorridos na noite de segunda-feira na cidade de Baltimore (leste), Obama disse tratar-se de um problema latente e que não deveria ser visto como algo novo."É uma crise latente, que está presente há muito tempo. Não é nada novo. Não deveríamos considerar que seja algo novo", enfatizou.



Obama afirmou ainda que, se o país quiser resolver os problemas que envenenam a moderna sociedade americana, os Estados Unidos deveriam não apenas repensar a formação da polícia, como também seu sistema educacional e talvez uma reforma do sistema judicial.

A prefeita de Baltimore declarou na noite de segunda-feira o toque de recolher na cidade e anunciou que a Guarda Nacional será mobilizada para enfrentar os protestos violentos pela morte de um jovem negro detido por policiais.

Os novos episódios de violência em Baltimore ocorreram após o enterro de Freddie Gray, que morreu no hospital com traumatismos depois de ser detido pela polícia.

Os manifestantes, reunidos em pequenos grupos, percorreram as ruas da cidade saqueando lojas e destruindo veículos, incluindo carros da polícia. Várias pessoas invadiram um shopping e roubaram as lojas do centro comercial.

Imagens feitas de helicópteros por redes de TV mostraram a multidão atirando cones, garrafas e lixeiras contra policiais, antes de quebrar vidraças e saquear lojas. Também revelaram o incêndio em um centro de atendimento a idosos em construção, sem precisar se foi alvo dos manifestantes.

Freddie Gray, 25 anos, que morreu há uma semana no hospital, foi enterrado nesta segunda-feira em uma cerimônia marcada pelo tom político.Gray faleceu devido a uma fratura na vértebra, uma semana após sua prisão em Baltimore, na costa leste dos Estados Unidos.No começo do funeral, a polícia anunciou ter recebido a ameaça de que "várias gangues da cidade se associaram para ;eliminar; agentes policiais".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação