Agência France-Presse
postado em 28/04/2015 19:42
Os Estados Unidos vão dar o exemplo na luta contra as mudanças climáticas, garantiu nesta terça-feira o secretário de Estado, John Kerry, reafirmando que a pauta é prioridade na política externa americana."O Departamento de Estado e os Estados Unidos servirão como exemplo para o mundo, a fim de (termos) um planeta mais seguro", disse John Kerry, em artigo de opinião publicado no jornal The Hill, por ocasião do lançamento do relatório quadrienal de seu ministério sobre as grandes linhas da diplomacia norte-americana.
Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de gás de efeito estufa, atrás da China.
"Nossos embaixadores terão a orientação de desenvolver com os governos anfitriões soluções criativas e significativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa", prometeu o chefe da diplomacia dos EUA, envolvido há anos com o tema da mudança climática.
O relatório que o secretário de Estado apresentou nesta terça-feira lembra que os os efeitos das alterações climáticas são "uma ameaça à segurança nacional" dos Estados Unidos. "Apagar esta ameaça é a prioridade do Departamento de Estado e da USAID", a agência de ajuda humanitária e desenvolvimento do Departamento de Estado.