Agência France-Presse
postado em 29/04/2015 07:44
Riade, Arábia Saudita - O rei Salman da Arábia Saudita substituiu nesta quarta-feira (29/4) seu herdeiro ao trono, o príncipe Moqren, pelo ministro do Interior, Mohammed Ben Nayef, segundo na sua linha de sucessão. "Decidimos aceitar seu pedido de ser substituído na função de príncipe herdeiro", informou o Palácio Real em um comunicado publicado pela agência de imprensa saudita.O príncipe Moqren também foi retirado de sua função de vice-primeiro-ministro. O decreto precisa que Mohammed Ben Nayef será o príncipe herdeiro e o vice-primeiro-ministro, mantendo ainda a função de ministro do Interior.
O príncipe Moqren, 69 anos, é o mais jovem dos 35 filhos de Abdel Aziz, fundador do Reino Saudita. Passou a ser príncipe herdeiro com a morte do rei Abdullah, que foi sucedido no trono - em 23 de janeiro passado - pelo rei Salman Ben Abdel Aziz Al Saud, de 79 anos.
Uma semana após subir ao trono da primeira potência petroleira mundial, o rei Salman fez um importante reajuste governamental, afastando dois filhos do rei Abdullah, falecido aos 90 anos. O rei Salman também nomeou seu filho e príncipe Mohammed Ben Salman como segundo na linha de sucessão.