Mundo

Obama homenageia os 40.000 mortos no campo de concentração de Dachau

"É impossível imaginar que tais coisas existam em um mundo civilizado", lamentou

Agência France-Presse
postado em 29/04/2015 12:33
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prestou homenagem nesta quarta-feira à memória das 40.000 pessoas mortas no campo de concentração alemão de Dachau, na celebração do 70; aniversário de sua libertação pelos americanos. Entre 1933 e 1945, mais de 200.000 pessoas foram internadas neste campo localizado 20 km ao norte de Munique.

[SAIBAMAIS]"Neste dia, lembramos as forças americanas que libertaram Dachau há 70 anos, desmantelando o primeiro campo de concentração estabelecido pelo regime nazista", disse Obama em um comunicado. "A partir de sua criação em 1933, em Dachau foram detidos prisioneiros políticos, opositores do Terceiro Reich. (...) O campo cresceu posteriormente com milhares de outras pessoas levadas para lá de toda a Europa pelos nazistas, entre as quais havia judeus, ciganos, homossexuais, incapacitados", acrescentou o presidente.

Leia mais notícias em Mundo


Saudando o sacrifício dos soldados americanos, Obama citou ao concluir as palavras que o capitão Timothy Brennan escreveu a sua esposa e ao seu filho após a liberação do campo: "É impossível imaginar que tais coisas existam em um mundo civilizado".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação