Mundo

Premiê japonês lembra de americanos mortos na Segunda Guerra em discurso

Com a aproximação do 70º aniversário da rendição do Japão, cada vez mais vozes exigem declarações oficiais fortes

Agência France-Presse
postado em 29/04/2015 13:36
Washington - O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe expressou nesta quarta-feira suas "eternas condolências" pelos americanos mortos durante a Segunda Guerra Mundial, ao se tornar o primeiro premiê do Japão a discursar no Congresso dos Estados Unidos.

"Em nome do Japão e do povo japonês, ofereço com profundo respeito minhas eternas condolências pelas almas que todos os americanos perderam durante a Segunda Guerra Mundial", declarou, recebendo em seguida um longo aplauso por parte dos legisladores.


"Depois da guerra, nós nos comprometemos cm um caminho, de fortes sentimentos e de profundo arrependimento em relação à guerra. Nossos atos fizeram sofrer os povos dos países asiáticos", admitiu Abe.

Momentos antes, Abe visitou o memorial da Segunda Guerra Mundial, no centro de Washington. Nesta visita muito simbólica, depositou uma coroa de flores em frente ao monumento, erguido em homenagem aos centenas de milhares de americanos mortos durante o conflito, em parte sob as armas das tropas japonesas.

Com a aproximação do 70; aniversário da rendição do Japão, em 15 de agosto de 1945, cada vez mais vozes exigem declarações oficiais fortes, particularmente sobre as dezenas de milhares de mulheres que foram levadas à força para bordéis do exército japonês.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação