Mundo

Pentágono diz que navios iranianos hostilizaram embarcação americana

O comandante do porta-contentores alertou a Marinha dos Estados Unidos após o incidente e "não houve envolvimento militar americano", segundo garantiu o porta-voz do Pentágono

Agência France-Presse
postado em 29/04/2015 17:32
Washington - Navios militares iranianos hostilizaram na sexta-feira um navio porta-contêineres de bandeira americana no Golfo Pérsico, declarou o Pentágono nesta quarta-feira, no dia seguinte a uma inspeção e apreensão pelo Irã de um navio do mesmo tipo.

Em 24 de abril, "quatro barcos de patrulha iranianos seguiram o ;Maersk Kensington; por entre 15 e 20 minutos, um movimento interpretado como agressivo pelo comandante do ;Kensington", declarou o coronel Steven Warren, porta-voz do Pentágono.


O comandante do porta-contentores alertou a Marinha dos Estados Unidos após o incidente e "não houve envolvimento militar americano", segundo garantiu o porta-voz.

Os barcos iranianos pertenciam à Guarda Revolucionária.Washington apela o Irã a "respeitar todas as regras internacionais sobre a liberdade de navegação (...) e todos os protocolos estabelecidos" sobre o assunto, destacou.

O anúncio do Pentágono ocorre no dia seguinte à fiscalização pela Marinha iraniana do ;Maersk Tigre;, um porta-contentores de bandeira das Ilhas Marshall. Segundo Teerã, a apreensão se deveu à inadimplência por parte da empresa dinamarquesa.

A inspeção teve lugar no Estreito de Hormuz, uma área estratégica para o comércio mundial e, particularmente, para o transporte de petróleo.A embarcação estava em uma rota "reconhecido internacionalmente" em águas territoriais iranianas, segundo o Pentágono.

O ;Maersk Tigre; está parado no porto de Shahid-Bahonar, perto de Bandar Abbas.Quatro navios militares americanos - o destróier ;Farragut; e três patrulhas - foram enviados para o Estreito de Ormuz na quarta-feira, segundo o porta-voz do Pentágono.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação